A microdermoabrasão ou Peeling de Cristal é um método de tratamento cutâneo que no qual ocorre um lixamento superficial da pele através do uso de um aparelho composto por um duplo sistema de aspiração e compressão, que lança e, ao mesmo tempo, aspira microcristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. Esta “agressão” promovida pelos cristais, promove um peeling cutâneo. A sua intensidade varia de acordo com a quantidade de cristais, a pressão utilizada e o número de vezes que a cânula é passada na pele. No caso de um peeling superficial, após o procedimento, a pele fica avermelhada e levemente inchada. Quando é realizado um peeling médio, que chega a atingir a segunda camada da pele, ocorre a formação de crostas, que após serem eliminadas poderão provocar um avermelhamento da pele que dura até 30 dias.
A técnica é ambulatorial, não dolorosa e de rápida execução. Cada sessão dura aproximadamente de 10 a 25 minutos, dependendo da indicação.O procedimento não requer anestesia local ou sedação do paciente, uma vez que, quando superficial, não é doloroso.
A microdermoabrasão pode ser efetuada na face, região cervical, decote, membros superiores e inferiores, sempre que existirem dermatoses inestéticas.