A pele em excesso e as bolsas que se formam nas pálpebras são sinais de envelhecimento da pele facial. Além do incômodo estético também podem atrapalhar a visão. A Cirurgia da Pálpebra, cujo nome técnico e Blefaroplastia é um procedimento de cirurgia plástica criado para corrigir estes problemas, estéticos e funcionais. Mesmo pessoas mais jovens, se tiverem uma tendência familiar podem apresentar este incômodo.
A Blefaroplastia, como dissemos é indicada para correção da flacidez muscular e da pele e também das bolsas palpebrais. Entretanto, esta cirurgia não removerá os pés de galinha e nem elimina as olheiras e também não tem a capacidade de elevar as sobrancelhas. Para a Elevação das sobrancelhas deve ser associado outras técnicas.
A Cirurgia
A Blefaroplastia leva normalmente, em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
Num procedimento típico, o cirurgião marca o trecho de pele das pálpebras superiores que serão retirados, mantendo a cicatriz escondida na dobra da pele da pálpebra. Uma porção da pele em excesso é retirada e é suturado com técnicas de cirurgia plástica. Na pálpebra inferior, na Blefaroplastia transconjutival, se tem acesso às bolsas de gordura que são retiradas. As suturas são realizadas internamente de maneira a minimizar as cicatrizes visíveis. Assim os excessos de pele são retirados e as bolsas são tratadas.